Configurar Microterminal Comm5 Modelo 2200-2 (44 teclas)

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

Configurar o Microterminal Comm5 Modelo 2200-2 (44 teclas) para ser utilizado com serviço de microterminais.  

Caminho

Navegador de Internet > 192.168.0.103 ou IP fornecido pelo fabricante.

Acesse: Monitor de PDV > Cadastros > Restaurantes e Bares.

Pré-Requisitos e Restrições

Atualizar o sistema para versão em que foi liberada a iniciativa 227776 ou versão superior.

Antes de configurar o Microterminal, é necessário restaurar o equipamento para o padrão de fábrica.

Passo a Passo

Configurar Microterminal

Após restaurar o equipamento, acesse: Navegador de internet e digite o IP default 192.168.0.103 ou IP fornecido pelo fabricante.

Imagem 1 – IP Default

No campo Nome de usuário e Senha, digite admin.

Clique no botão Fazer login.

Imagem 2 – Tela de Login

Automaticamente será aberta a aba Rede.

Altere as informações dos campos Endereço IP, Máscara, Gateway, DNS Primário, DNS Secundário e clique no botão Salvar.

Imagem 3 – Aba Rede

Será exibida a mensagem Alterações salvas com sucesso.

Imagem 4 – Mensagem Alterações Salvas com Sucesso

Clique na aba Administração.

Clique no botão Reiniciar.

Imagem 5 – Botão Reiniciar

Aguarde enquanto o equipamento reinicia.

Imagem 6 – Aguarde Enquanto o Equipamento Reinicia

Após reiniciado o equipamento, acesse novamente o navegador de internet e digite o IP configurado anteriormente (imagem 3).

Clique na aba Rede.

Clique em Opções Avançadas.

Imagem 7 – Opções Avançadas

Será exibida a tela de Configuração de Time Out.

Esta opção define o tempo em que o Terminal manterá a conexão aberta. Na opção 0, a conexão ficará aberta indefinidamente.

Em redes IP, é comum a perda de conexão. Em alguns casos, o software de gerenciamento remoto não consegue reconectar no Terminal. Para isso, existe a opção Time Out para que o Terminal encerre a conexão periodicamente quando não há atividade de comunicação pelo período configurado, possibilitando uma nova conexão.

Como sugestão, para uma aplicação que consulta o terminal a cada 28 segundos, configure o time out para 30000 (30 segundos).

Clique no botão Salvar.

Imagem 9 – Time Out

Configurar Porta Serial RS232

Neste modelo de equipamento, estão disponíveis as abas Serial 1 e Serial 2, entretanto, para outros modelos, também poderão estar disponíveis as abas Serial 3 e Serial 4, onde serão realizadas as configurações padrão de portas seriais:

  • Velocidade;
  • Bits de dados;
  • Paridade;
  • Stop bits;
  • Controle de Fluxo;
  • Usar NVT (RFC2217);
  • Desativar Buffers;
  • Modo Cliente;
  • Porta.

Estas configurações deverão ser realizadas de acordo com o aparelho que será conectado na porta.

Ao selecionar o campo Suporte ao NVT (Network Virtual Terminal), os aplicativos de controle dos terminais podem reconfigurar os parâmetros das portas seriais remotamente.

Ao ativar o Modo cliente, o terminal enviará para o aplicativo remoto, por IP Estático (rede local [IP e porta]) ou Dinâmico (rede remota [nome e porta]), os dados recebidos na porta serial por qualquer tipo de coletor de dados serial RS232. Isso dispensa o uso do Buffer local e as consultas cíclicas do software de gerenciamento remoto (pulling). Para interfaces seriais, o software de gerenciamento precisa de um número individual para cada porta serial, além do endereço IP para enviar e receber dados.

Os padrões de fábrica no terminal são Serial 1 (4001), Serial 2 (4002), Serial 3 (4003) e Serial 4 (4004).

Exemplo: transmitir dados para Serial 1 – IP padrão (192.168.0.103:4001).

Após realizar as configurações, clique no botão Salvar.

Imagem 10 – Aba Serial

Configurações de Emulação e Display

Clique na aba Display/Terminal.

No campo Tempo de Pausa, informe o tempo em que o Terminal aguardará até que a mensagem seja exibida. 

No campo Tempo de Mensagem, informe o tempo em que a mensagem ficará visível na tela

Deixe o campo Echo local desmarcado. 

Deixe o campo Quebra automática de linhas desmarcado.

No campo Emulação de terminal, selecione a opção VT100. 

Ao selecionar o campo Mensagem de sem conexão, para exibir a mensagem se o servidor está ativo ou não (campo opcional).

Marque o campo Modo Cliente para habilitar os campos Endereço do Servidor e Porta.

No campo Endereço do Servidor, informe o IP do serviço de microterminais.

No campo Porta, informe a porta 7001.

Clique no botão Salvar.

Imagem 11 – Aba Display / Terminal

Configurações de Servidor

Clique na aba Administração.

Para alterar a senha, digite a nova senha e clique no botão Salvar.

Imagem 12 – Alterar Senha

Para restaurar todas as configurações de fábrica, clique no botão Resetar para configurações de fábrica.

Nota: Este botão possui a mesma finalidade da chave protegida na parte de trás do terminal.

Imagem 13 – Botão Resetar para configurações de fábrica

Para reinicializar o terminal remotamente, clique no botão Reiniciar.

Imagem 14 – Botão Reiniciar

Configurações no Monitor de PDV

Acesse: Monitor de PDV > Cadastros > Restaurantes e Bares.

Imagem 15 – Opção Cadastros

Clique na opção Restaurantes e Bares.

Imagem 16 – Opção Bares e Restaurantes

Clique na opção Microterminais.

Imagem 17 –  Opção Microterminais

Na tela de cadastro de microterminais, informe o Número do Microterminal, a Empresa, o status (Ativo Sim ou Não) e o IP do microterminal.

Clique no botão Salvar.

Após realizar estes procedimentos, o equipamento estará pronto para uso.

Imagem 18 – Cadastro de Microterminal

Teclas do Microterminal

Teclas com Funcionalidades
Imagem 19 – Teclas do Microterminal

Funções das Teclas do Microterminal

Tela Número da Comanda
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
Caso seja informada uma comanda válida que não esteja aberta Abre a tela de abrir comanda
Caso seja informada uma comanda válida que esteja aberta Abre a tela de código de produto
Caso seja informada número de comanda inválida Limpa os valores e abre a tela de comanda não existe
S/N Limpa os valores da tela
S/N Abre a tela de nova comanda
S/N Retorna para tela de número de comanda

 

Tela Abrir Comanda
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
Caso parâmetro “ExigeIdentificarClienteInicio” esteja ativo Vai para tela de CNPJ/CPF do cliente
Caso parâmetro “ExigeNroMesaInicio” esteja ativo Vai para tela de número de mesa
S/N Retorna para tela de número de comanda
S/N Retorna para tela de número de comanda

 

Tela Nova Comanda
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
Caso parâmetro “ExigeIdentificarClienteInicio” esteja ativo Abre a tela de CNPJ/CPF do cliente
Caso parâmetro “ExigeNroMesaInicio” esteja ativo Abre a tela de número de mesa
S/N Retorna para a tela de número de comanda
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Número de Mesa
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
Caso seja informado um número maior que 0 Abre a tela de quantidade de pessoas
Caso seja informado um número menor ou igual a 0 Abre a tela de mesa não existe
Caso comanda não esteja aberta e o parâmetro “ExigeIdentificarClienteInicio” esteja ativo Retorna para a tela de CNPJ/CPF do cliente
Caso comanda não esteja aberta e o parâmetro “ExigeIdentificarClienteInicio” esteja inativo Retorna para a tela de número da comanda
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Quantidade de Pessoas
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
Caso seja informada quantidade maior que 0 Abre a tela de código de produto
S/N Abre a tela de número de comanda
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela CNPJ/CPF do Cliente
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
Caso seja informado um documento válido e parâmetro “ExigeNroMesaInicio” esteja ativo Abre a tela de número de mesa
Caso seja informado um documento válido e parâmetro
“ExigeNroMesaInicio” esteja inativo
Abre a tela de quantidade de pessoas
Caso seja informado um documento inválido Abre a tela de cliente não existe
Caso tenha sido digitado algo Limpa os valores digitados
Caso comanda não esteja aberta Retorna para a tela de número de comanda
Caso parâmetro “ExigeIdentificarClienteInicio” esteja ativo Retorna para a tela de código de produto
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Número do Vendedor
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
Caso seja informado número de vendedor válido Abre a tela de confirmar vendedor
Caso seja informado número de vendedor inválido Abre a tela de vendedor não existe
Caso parâmetro “VendedorPorItem” esteja ativo Retorna para a tela de código de produto
Caso parâmetro “VendedorPorItem” esteja inativo Abre a tela de confirmar produto
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Cancelar Item
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
Informar item que não tenha na comanda Abre a tela de item cancelar não existe
Informar um item válido Abre a tela de confirmar cancelar item
S/N Retorna para a tela de número de função
S/N Exibe o próximo item da comanda
S/N Exibe o item anterior da comanda

 

Tela Código do Produto
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
Informar um código inválido Abre a tela de produto não existe
Produto seja pesável e ocorra algum erro na leitura do peso da balança Abre a tela de falha ler peso
Parâmetro “VendedorPorItem” e “ExigeVendedorInicio” estejam ativos Abre a tela número vendedor
Informar código de produto válido Abre a tela de confirmar produto
Caso não tenha sido digitado nada Retorna para a tela de número de comanda
Caso tenha sido digitado algo Limpa os valores digitados
S/N Retorna para a tela de número de comanda
S/N Abre a tela de número da função
S/N Imprimir nova comanda
S/N Imprimir comanda

 

Tela Número da Função

TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
Caso seja informado número inválido Abre a tela de função não existe
Caso seja informado o número 1 Abre a tela de subtotal da comanda
Caso seja informado o número 2 Abre a tela de total da comanda
Caso seja informado o número 3 Abre a tela de total de serviços da comanda
Caso seja informado o número 4 Abre a tela de total por pessoa da comanda
Caso seja informado o número 11 Abre a tela de editar quantidade de pessoas da comanda
Caso seja informado o número 31 Abre a tela de cancelar item da comanda
Caso seja informado o número 32 Abre a tela de cancelar comanda da comanda
Caso tenha sido digitado algo Limpa os valores da tela
Caso não tenha digitado nada Retorna para tela de código do produto
S/N Retorna para tela de número de comanda

 

Tela Subtotal
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
S/N Retorna para a tela de número da função
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Total de Itens
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
S/N Retorna para a tela de número da função
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Total de Serviços
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
S/N Retorna para a tela de número da função
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Total por Pessoa
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
S/N Retorna para a tela de número da função
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Editar Quantidade Pessoa
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
Caso seja informada uma quantidade valida Abre a tela de código de produto
Caso tenha sido digitado algo Limpa os valores da tela
Caso não tenha sido digitado algo Retorna para a tela de código de produto
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Cancelar Comanda
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
S/N Retorna para a tela de número da função
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Confirmar Cancelar Item
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
S/N Abre a tela de autenticar usuário
S/N Retorna para a tela de código de produto
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Confirmar Produto
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
S/N Retorna para a tela de código de produto
S/N Retorna para a tela de código de produto
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Confirmar Vendedor
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
S/N Abre a tela de confirmar produto
S/N Retorna para a tela de número do vendedor
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Falha Ler Peso
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
S/N Retorna para a tela de código de produto
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Autenticação de Usuário
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
Caso seja informado usuário inválido Abre a tela de usuário não autenticado
Caso seja informado um usuário válido Abre a tela de autenticação de senha
S/N Retorna para a tela de código de produto
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Autenticação de Senha
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
Caso seja informado senha inválida Abre a tela de senha não autenticada
Caso seja informado senha válida e a tela anterior seja a cancelar comanda Abre a tela de número de comanda
Caso seja informado senha válida e a tela anterior seja a cancelar item Abre a tela de código de produto
S/N Retorna para a tela de autenticação de usuário
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Não Autenticado
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
S/N Retorna para a tela de autenticação de usuário
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Produto Valor Zero
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
S/N Retorna para a tela de código de produto
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Comanda Não Existe
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
S/N Limpa os valores e abre a tela de comanda não existe
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Comanda Não Existe
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
S/N Retorna para a tela de código de produto
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela CNPJ/CPF Não Existe
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
S/N Retorna para a tela de CNPJ/CPF do cliente
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Vendedor Não Existe
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
S/N Retorna para a tela de número do vendedor
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Função Não Existe
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
S/N Retorna para a tela de número da função
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Mesa Não Existe
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
S/N Retorna para a tela de número da mesa
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Tela Item Cancelar Não Existe
TECLA CONDIÇÃO FUNÇÃO
S/N Retorna para a tela de número de comanda
S/N Retorna para a tela de número de comanda

 

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil